12 abril 2023

Ritual do sono

Minha irmã me enviou esses dias o ritual de sono que ela tem com a filha. Logo respondi como é aqui em casa...

Ritual do sono da Dani, minha sobrinha, enviado pela minha irmã:

"fecho a janela e as cortinas, ligo o ventilador, ajusto o travesseiro no colchão do chão e às vezes é a Dani quem arruma o travesseiro para mim. Ela fica no colchão me esperando, eu fecho a porta e apago a luz do quarto. Fica tudo escuro. Então eu finjo que não consigo encontra-la no escuro e fico chamando por ela enquanto caminho para o colchão - Onde está vc, Dani? cadê vc, minha filha? Ela fica me chamando - aqui, mamãe! - e tenta me tocar. Quando me toca la diz toda feliz - Achei, mamãe! Eu achei! - E me abraça apertado, se joga em uma de mim, toda feliz por ter me ajudado, por ter me encontrado. É o momento mais lindo do meu dia."


Ritual do sono do Miguel, escrito por mim:

"Desliga tudo na casa, todas as luzes e todos eletrônicos. Deita com a criança na cama e dá a dedeira. Implora pra ele ficar quietinho e não se agitar. Dá outra dedeira. Canta musiquinha. Faz carinho. Deseja desesperadamente que ele não se agite e saia correndo pela casa. Vai buscar a criança na sala pois ela já está lá acordada novamente. Espera ela se cansar de correr e leva novamente pra cama. Dá outra dedeira. Canta musiquinha. Conta historinha. Implora pra ele não se levantar e ninguém tocar o interfone ou soltar foguete na rua. Se desespera quando o vizinho comemora o gol xingando. Busca a criança na sala. Espera ela se cansar.... dorme... acorda pois a criança não dormiu, só você... daí ela te acorda com um chute no peito e uma cabeçada na barriga... espera a criança cansar... dá outra dedeira, canta musiquinha, conta historinha, ora pro papai do céu fazer dormir logo, fica em total silêncio... olha pra ela e vê que os olhos estão arregalados... desiste, vai comer algo, toma água, vai ao banheiro. Começa uma conversa com o companheiro reclamando que a criança não quer dormir. Olha pro lado e ela ta lá no sofá dormindo. Toda suada... leva pra cama e espera que tudo dê certo no caminho pois qualquer movimento brusco pode acordá-la.... Caso dê errado, volta tudo do começo.... boa noite"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ritual do sono