17 novembro 2008

Regina Lyra

Regina Lyra nasceu em João Pessoa, Ponto mais Oriental das Américas. É poeta, professora universitária. Publicou seis livros:
  • O livro das Emoções, 1998.
  • Sonhos e Fantasias, 2000.
  • Insensatas Palavras, 2003.
  • Tempo de Encanto, 2004.
  • Atos em Arte, 2006
  • Entre_Nós, 2008
Participou de várias antologias, nacionais e internacionais. Sua obra traz como característica a procura persistente pelo contexto poético, pela leitura do seu tempo. Contém uma temática voltada para uma poesia lírica, sem deixar de trabalhar outros temas. Sua busca incansável dos seus eus permeia diversidades de espaços. Assim, sua obra transcende a área geográfica do seu Estado, conquistando leitores e admiradores nas grandes cidades do País. Regina Lyra constrói poemas com uma linguagem contemporânea, de seu tempo, de sua história. Este é um dos papéis da sua arte. Com um grito amoroso de protesto social, busca o comprometimento com seu povo e a análise crítica do mundo.

Outra característica da Autora é o espírito culturalmente participativo, que leva Regina Lyra a ser sócia da UBE – União Brasileira de Escritores e também da REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras. É eleita Membro titular do Pen Clube do Brasil, em 2007. Regina Lyra comemora 10 anos de intensa atividade poética, lancou seu sexto livro na Bienal de São Paulo 15 de agosto, no Pen Clube do Brasil (RJ) no dia 27 de agosto. Agora apresenta ao povo baiano seu mais recente livro Entre_Nos, cujo lançamento ocorrerá no dia 21 de novembro às 18.00 horas na Academia de Letras da Bahia.

Participou ao longo desses 10 anos de várias Bienais: em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Maceió. Festivais de poesia, FLIP em Paraty, entre outros tantos encontros de poesia. Reynaldo Valinho Alvarez a chamou: REGINA LYRA, FORÇA DA NATUREZA. Afirma: "Muita gente já foi comparada a um vulcão, pela capacidade explosiva de fazer coisas ou pela energia com que se atira à vida e suas peripécias. Regina Lyra também merece essa comparação, no que se refere à busca incansável de sua afirmação no território das letras".

Um comentário:

  1. Obrigada Henrique pelo carinho. Agora estou publicando o sétimo livro: Vão da Palavra. Ed. Universitária (UFPB), 2011. O lançamento deverá ocorrer em outubro.
    Beijos poéticos
    Regina Lyra

    ResponderExcluir

Ritual do sono