24 agosto 2008

RSS Feeds

Muita gente tem me perguntado sobre feeds. Então vamos lá...

Feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar gratuitamente os novos artigos e demais conteúdos de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o "assinante" do feed poderá ler imediatamente.

Os usuários incluem o link dos arquivos Feed em seu programa leitor de Feed (agregador) e recebem, sem visitar o site, as informações sobre as atualizações que ocorreram. Também é possível distribuir arquivos de áudio (podcasts), imagens e vídeo.

Se você deseja assinar algum feed é fácil. Procure sempre por ícones parecidos com os da foto deste post. Ao clicar nele você será direcionado para uma página que lhe perguntará qual o seu leitor de feeds. Escolha e adicione.

Com um programa chamado agregador de Feeds, você recebe as atualizações dos sites escolhidos sem ter que visitá-los.

Já existem web sites que funcionam como agregadores de Feeds, mostram as atualizações no próprio navegador e assim dispensam a instalação de softwares específicos. Dentre eles, podemos citar o Google Reader, o Netvibes, o BlogLines, o BlogTok, o Origo e o Feedys, há também o leitor de email com Feeds agregado, da organização Mozilla o Thunderbird, todos gratuitos. Os Firefox 2 e 3 e o Internet Explorer 7 também leêm Feeds.

O site henriquecorrea.com oferece dois feeds:

Sites como globo.com, orkut, terra, blogs, fotolog, del.icio.us e infoexame também oferecem feeds.

Adicione feeds a vontade e mantenha-se atualizado com as notícias que mais lhe interessam e também sobre os blogs de seus amigos.

Se você tem um blog, deixe aqui seu comentário. Gostaria muito de assinar seu feed.

Forte Abraço

Um comentário:

  1. Legal, Hinrique.
    Muita gente deixa de utilizar esse recurso tão interessante e importante. Sua explicação ficou bem clara.

    Abraços

    ResponderExcluir