02 junho 2008

Briefing

Outro fator importante para quem está começando na web é o modo como você chega até seu cliente para saber as necessidades dele. Às vezes achamos que estamos certos que nosso layout é o melhor para ele, ou que o que ele precisa mesmo é só um site com as cores da empresa. Você pode até acertar em um ou dois mas nem sempre é assim.
Para saber exatamente o que um cliente deseja, você precisa entrevista-lo corretamente. Isso mesmo, ENTREVISTA.

Você precisa resgatar dele todas as informações possíveis para um bom atendimento e também para mostrar a ele que você não esta ali como um amador, e sim, como um bom profissional. Existem alguns exemplos na internet mas o melhor a fazer é você criar a sua para que fique mais parecido com você. Procure também por "briefing".
O melhor a ser feito é utilizar um modelo impresso e deixar com o cliente para que ele mesmo responda. Procure ser o mais claro possível para que não aja enganos, e tente utilizar a linguagem de usuário.

É bom que você inclua perguntas como sobre estratégia, público-alvo, conteúdo, recursos e aparência do site. Comece com "qual o nome do site?", "por que criá-lo?", "o que ele oferece?", "qual o objetivo dele?", "quem é o público-alvo?", e outras que façam você distinguir o que realmente a pessoa quer fazer.

É bom que você saiba também "quantas páginas ele terá?", "com que frequência ele irá ser atualizado?", "quem irá gerar o conteúdo?", para que você possa combinar uma melhor maneira para manutenção.

Outras perguntas mais obvias mas que não podem ser esquecidas são: "qual site você gosta?", "que cores prefere?", "quem são os concorrentes?".

O "briefing" será uma documentação importante para a contrução do site, por isso, utilize também perguntas que jogarão na mão do cliente as funções dele: "qual formato de material será passado para mim?", "já possui logomarca em formato CDR?".

A análise deste, pode levar ao melhor site para o cliente. Ele mesmo estará participando do processo de criação do site dele. Olha que maravilha.
E não se esqueça. Você só começa a desenvolver após esta resposta dele, deixe isso claro, pois o prazo de desenvolvimento também depende disso.

Até a proxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário